As aulas na Oficina do Grafite são muito divertidas e interessantes. Os alunos aprendem diferentes técnicas de pintura. A professora Marília é responsável por esta criação.
HISTÓRICO:
Esta oficina surgiu em 2007 sob a coordenaçãoda professora Marília Real Guerra, devido ao interesse demonstrado por alguns alunos adolescentes em realizar desenhos de grafite.
Com a necssidade de atender aos anseios de expressão em grandes superfícies que se evidenciam nos jovens da atualidade, criou-se a Oficina do Grafite, que vem realizando, ao longo do tempo, um trabalho de qualidade.
Esta oficina tem por objetivo enfocar a arte mural, relacionando-a com as manifestações gráficas - grafite- da atualidade, dando ênfase aos aspectos históricos e sociais da Pré-história, do Egito e da Grécia, fazendo co-relação com os muralistas mexicanos, com Basquiat na América do Norte e com Portinari no Brasil.
AÇÕES:
Relação da forma de expressão dos jovens com as manifestações artísticas através da História, estudando as variações murais da Pré-história, do Egito, da Grécia, do México e do Brasil (século vinte).
Promoção do alunado e sua expressão em grandes espaços, possibilitando um trabalho coletivo com vistas à construção de identidade, solidariedade e respeito ao trabalho do outro.
Realização de avaliação do desempenho da oficina durante os semestres.
O primeiro grafite foi realizado em uma enorme parede ociosa e alvo de pichações no Bloco B da Escola,com tema ecológico, estendendo-se ao muro do pátio, ao prédio do Jardim de Infância, à sala de Filosofia (Vivenciando Valores), à sala de Inglês e o saguão térreo do Bloco B com temática africana.
Em 2010 grafitamos a fachada da Escola com o tema: "Preservando a Natureza".
Em 2009 participamos, a convite da SMED, de um grafite na parte interna do muro da Mauá, juntamente com outras escolas municipais, sob a temática inspirada na obra do artista plástico Juan Miró.
Este ano de 2011 estamos desenvolvendo um projeto de pintura nos banheiros dos alunos.